Muitos são os atrativos da Universidade Federal do Piauí. Para uns prevalece o fato da gratuidade; para outros, a possibilidade de interação com novas pessoas, cada qual com uma bagagem sócio-cultural distinta e única. Há ainda os que primam pela história e ambiente acadêmico diferenciado de uma instituição pública de Ensino Superior. Outro aspecto, este também dos mais importantes, é a possibilidade de construção, por parte dos alunos, de cursos cada vez melhores.
Os cursos da UFPI não são estáticos, petrificados, mas se encontram em permanente mudança. Para tal, não concorrem apenas as determinações do Ministério da Educação ou a vontade dos professores. É fundamental que os alunos também participem desse processo, contribuindo com seu empenho e suas aspirações na área escolhida para seu futuro profissional.
O Curso de Bacharelado em Direito vive um momento especial. Permeia entre seus componentes (aí inclusos professores e alunos) um espírito renovado, um desejo de construir um curso melhor, cada vez mais adequado à nossa realidade e pretensões, sejam elas acadêmicas ou profissionais. Muitas são as maneiras de contribuir para seu aprimoramento: conversando com professores e integrando-se às atividades docentes, quer como monitores, quer participando das aulas; criando-se grupos de pesquisa voltados aos assuntos de maior interesse aos estudantes; elaborando-se projetos de extensão, uma das bases do Ensino Superior.
Outra forma de colaborar para a construção do curso de Direito descortina-se agora para nós. Trata-se das eleições a chefe e sub-chefe do Departamento de Ciências Jurídicas. Órgão imprescindível a nosso curso, praticamente todas as formas de contribuição elencadas no parágrafo anterior devem antes passar por ele. Um DCJ atuante e compromissado é pré-requisito fundamental para o aperfeiçoamento acadêmico.
Caros amigos estudantes, exerçam o direito que temos de escolher os dirigentes do nosso curso. Precisamos de um Departamento que atenda às nossas expectativas e trabalhe junto conosco na busca por um curso cada vez melhor. Apenas assim faremos, verdadeiramente, jus ao título de melhor instituição de ensino jurídico do Estado do Piauí.
Emídio Borges
Aluno do 3º período
Nenhum comentário:
Postar um comentário